COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS EM GESTÃO DE EMERGÊNCIAS
- Randal Fonseca
- 2 de jan.
- 3 min de leitura
Além do conhecimento sobre o tema, é necessário reunir habilidades básicas intrínsecas aos projetos para que os gestores de emergências atuem com eficácia no planejamento.

Coordinator of Emergency Management Program Atkinson Faculty of Liberal and Applied Studies - School of Administrative Studies at York University, 4700 Keele St. Toronto, Ontario M3J 1P3(416) 736-2100 x44016 work (416)-736-5963 fax; etkin@yorku.ca
ENTENDIMENTOS CRÍTICOS
Conhecer os fundamentos teóricos de um conjunto de competências e as limitações em termos de como essas competências específicas devem ser aplicadas.
Ter o conhecimento e a capacidade de identificar lacunas na percepção das análises críticas e a compreensão das implicações dessas lacunas.
SOLUÇÕES INTEGRADAS
Ter o conhecimento e a capacidade de colocar os benefícios da Gestão de Emergências em um contexto social e ambiental amplo.
Ser capaz de aplicar esse conhecimento dentro de uma estrutura abrangente de gestão de emergências com vista a recuperação de desastres.
PESQUISA CRIATIVA
Ter um conhecimento profundo da teoria e prática da gestão de emergências e dos métodos de pesquisa.
Ter a capacidade de conceituar hipóteses e realizar projetos de pesquisa para testar.

EXEMPLO Nº 1:
Identificar perigos, analisar riscos e determinar as vulnerabilidades
Competência principal: estar familiarizado e saber como preencher matrizes padronizadas para determinar as vulnerabilidades aos riscos de todas as naturezas e magnitudes com base na frequência e gravidade dos perigos existentes na localidade.

Entendimentos críticos: ter consciência das deficiências metodológicas e dos padrões adotados para determinar o potencial de a vulnerabilidade ao risco possibilitar um perigo impactar. Estar familiarizado com diferentes percepções de risco, com ênfase na condição social, e nas implicações de a gestão de emergências preparar a recuperação de desastres na comunidade.
Soluções integradas: ao determinar a vulnerabilidade ao risco, incorporar conceitos da gestão ao desenvolvimento sustentável, valores, cultura, gênero e contexto sociopolítico.

Pesquisa criativa: desenvolver novas hipóteses de como entender, medir e aplicar as previsões de riscos e vulnerabilidades dentro de um contexto social, e conduzir pesquisas teóricas que sejam integradas, testadas e aferidas na prática ambiental sustentável.
EXEMPLO Nº 2:
Planejamento estratégico
Competência principal:
Estar familiarizado com diferentes componentes nas etapas, da mitigação, preparação, resposta e recuperação, com planos escritos para uma comunidade ou organização.
Compreensão crítica:
Ter uma compreensão aprofundada de como os conjuntos de planos devem ser desenvolvidos com foco em tratar as vulnerabilidades aos riscos de perigos específicos no âmbito de cada comunidade.
Estar ciente de como diferentes organizações privadas e níveis de governo precisam se relacionar e conjugar esforços e competências para avançar no processo de planejamento.

Estar familiarizado com abordagens complexas para coadunar as características de cada comunidade no processo de planejamento estratégico para recuperar de desastres.
Soluções Integradas:
Ao desenvolver planos no âmbito da gestão de emergência para uma comunidade ou organização, integrar explicitamente aos planos os tipos de perigos e níveis de riscos.
Incorporar conceitos de desenvolvimento sustentável, valores comunitários, cultura e contexto sociopolítico cultural no processo de planejamento.
Desenvolver e manter relacionamentos entre diferentes organizações e níveis de governo para criar um conjunto eficaz de planos estratégicos.

Pesquisa Criativa:
Desenvolver novas hipóteses de como perceber, medir e aplicar níveis mensuráveis aos perigos e riscos associados às vulnerabilidades dentro do contexto da Gestão Estratégica de Gestão de Emergências com planejamento integrado para recuperação de desastres.

Conduzir pesquisas teóricas projetadas para testar diferentes hipóteses e aplicar.

Comments