SCC PARA PRINCIPIANTES
- Randal Fonseca
- há 3 dias
- 2 min de leitura
O Sistema de Coordenação e Comando (SCC) é uma ferramenta de gestão de respostas a emergências essencial para solução de problemas de quaisquer natureza e magnitude.

O SCC permite gerir ações de forma padronizada e integradas às complexidades e demandas, controlando a expansão ou retração, sem conflitar com limites jurisdicionais.
A função do Comando no SCC é assumida pelo agente que reúna qualidades e conheça as diretrizes locais, com treino para liderar os recursos envolvendo ou não diferentes agências e pessoal especializado, como por exemplo nas operações de busca e resgate.

O SCC requer integração sistemática e pormenorizada das agências na cena, como Corpo de Bombeiros, polícias, médicos e integrantes de uma rede de ajuda mútua da iniciativa privada, como uma concessionária de rodovia, empresa de segurança privada, cães farejadores, dentre outras.
Compete à função do comandante conhecer o SCC, pois na medida em que diferentes equipes cheguem à cena com múltiplas vítimas, será necessário repassar as responsabilidades dentro de uma cadeia hierárquica.
Os relatórios de transferência das vítimas para remoção precisam ser preenchidos de forma minuciosa. Os formulários SCC – 200, por exemplo, estão formatados para:
Solicitar aeronaves
Produzir o relatório do evento
Descrever os objetivos das respostas
Listar as atribuições delegadas aos agentes
Plano de comunicações
Plano Médico na Cena
Resumo da situação por período operacional
Recursos ativados
Entrada de agência nos esforços de resposta
Mensagens em geral
Registro da organização ou do serviço
Registro do planejamento operacional
Registro de requisitos do rádio
Registro da atribuição da frequência do rádio
Inventário dos veículos de apoio
Cartão verde de solicitações - Equipe
Cartão azul de solicitações - Helicóptero
Cartão laranja de solicitações - Aeronave
Cartão amarelo de solicitações - Máquinas de terraplenagem
Resumo das operações com aeronaves
Encerramento da desmobilização dos recursos
Avaliação de desempenho individual.
DESIGNAÇÃO PARA INTEGRAR ESFORÇOS
Um agente ao se apresentar, o comandante poderá designá-lo para desempenhar atribuições dentro do seu nível de treino e habilidades, como no controle do trânsito, prevenir fogo, atender vítimas que mudaram a categoria de prioridade, transferir uma vítima da estação de prioridade ou, auxiliar a prepará-las para remoção por helicóptero.

