top of page

OBJETIVO DO SCC

  • Foto do escritor: Randal Fonseca
    Randal Fonseca
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O objetivo do SCC é melhorar a eficiência das ações táticas ao eliminar a duplicação de esforços e reduzir o tempo-resposta que, consequentemente, diminuirá os custos.



Nas respostas, a forma de reduzir confusão e conflitos é se antecipando aos problemas e desenvolvendo soluções possíveis por meio de um planejamento bem-estruturado.


A maioria dos eventos que requerem ativação do Sistema de Coordenação e Comando (SCC) de alguma forma será multiagência e até multijurisdicional, por isso, todos os recursos precisam saber que a questão primordial não é “quem está no comando”, mas entender como as agências atuarão em sintonia, como uma orquestra bem-afinada.



O primeiro passo para planejar é realizar simulacros baseados em cenários. O aspecto essencial é garantir uma comunicação constante entre todos os participantes para que desempenhem as atribuições de forma sincronizada, como uma orquestra bem-afinada.


A lista a seguir contém os elementos que devem estar posicionados e documentados na fase do planejamento, ou seja, muito antes de ter que coordenar e comandar uma resposta.


  1. A estrutura organizacional precisa estar formalizada e aceita por todos os integrantes;

  2. As funções específicas e responsabilidades intrínsecas precisam estar bem-definidas;

  3. Os agentes de resposta precisam estar designados para cada uma das funções

  4. Os agentes devem aderir ao mecanismo hierárquico definido e aceito.

  5. O escopo e a complexidade do evento em perspectiva determinarão a amplitude das funções preenchidas e atribuições desempenhadas na estrutura organizacional;

  6. Os gestores precisam estar aptos a desenvolver um Plano de Ação em Emergências consistente com as melhores práticas

  7. O setor de Planejamento do SCC fica responsável pelo Plano de Ação na Cena;

  8. As agências precisam integrar a Coordenação Multiagência, mas para isso devem participar do treino e estar comprometidas com os esforços integrados da resposta;

  9. Planos de Operação em Emergências (Câmara Municipal) precisam estar atualizados;

  10. Relacionamentos e interações com agências que tenham cumprido as Etapas, obedecido às categorias e princípios da gestão de emergências podem ser relevantes para o sucesso das ações de acordo com a Escala Categorizada de impactos.



bottom of page