top of page

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Foto do escritor: Randal Fonseca
    Randal Fonseca
  • 8 de mai.
  • 2 min de leitura

Treino baseado em cenário

As quatro sessões do processo da formação de instrutores RTI para conduzir cursos de primeiros socorros adotam a metodologia de “treino-baseado-em-cenário”, que combina a teoria e prática com as técnicas para tomadas de decisões. Esse método de ensino e aprendizagem coloca o Instrutor RTI como um facilitador, intermediador da formação.


FORMATO TRAZIDO PELO ERC E ADOTADO PELA RTI

O processo de ensino inicia com os candidatos a instrutor RTI recebendo o E-book que contém os tópicos discutidos no programa e, cujas questões-chaves precisarão ser conhecidas para contribuir com os alunos que trazem às aulas experiências típicas de contextos frágeis para saber como agir diante dos agravos de saúde que presenciam.

DIRIMIR DÚVIDAS SOBRE OS TÓPICOS

Além da tarefa teórica de demonstrar a diferença das abordagens, os candidatos a instrutor RTI devem obter uma visão geral dos ambientes onde conduzirão os programas de primeiros socorros, que podem variar de acordo com o contexto em que estejam inseridas comunidades ou unidades da empresa contratante, considerando os níveis de educação e recursos na localidade.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O processo de identificação de perigos e análise de riscos precisará observar a história, os relatos e registros de impactos à saúde, considerando a partir desses dados a probabilidade de aquelas ameaças ocorrerem novamente e, em quais possíveis dimensões.


O levantamento de informações deverá incluir a sazonalidade, o efeito cascata e a distribuição dos grupos estratificados, tanto na localidade como nas regiões circunvizinhas, onde possam existir recursos.

PASSO A PASSO

Os candidatos a instrutor RTI, ao receberem os E-Books e o caderno com as questões de avaliações de progressão de leitura, deverão se debruçar sobre os tópicos e buscar exemplos de ocorrências em que foram necessários os primeiros socorros, para utilizar como tema dos cenários-bases se aqueles trazidos pelos alunos não forem suficientes.


Todos, instrutor e alunos, podem trazer imagens para ilustrar os cenários que estão a referir.


コメント


bottom of page