AGRADECIMENTO FUNCIONAL
- Randal Fonseca

- 9 de out. de 2025
- 3 min de leitura
O agradecimento funcional melhora o bem-estar mental, reduz o stress, fortalece a autoestima e incentiva as relações interpessoais tornando-as mais saudáveis ao promover um ambiente de trabalho mais positivo, com sentimento de satisfação que influencia colegas e familiares.

A forma de agradecer precisa ser eficaz e prevenir um efeito contrário potencial.
O objetivo do elogio ou agradecimento funcional tem que ser pessoal e específico.
É um engano dos supervisores de ser a forma genérica uma diretriz politicamente correta.
A PERSPECTIVA DO COLABORADOR
O trabalhador, independentemente de suas atribuições funcionais, precisa saber o que exatamente a organização está valorizando e o porquê de um ou outro colega estar sendo agraciado com premiação, não como equipe, mas como indivíduo. Essa é uma novidade.

SUCESSO DE EQUIPES E A GLÓRIA INDIVIDUAL
Quando recebem o agradecimento funcional personificado, os colegas percebem que a valorização é autêntica e diferente daquela premiação por metas de equipes departamentais, em que os louros vão para os líderes.
A gamificação incentiva os indivíduos a aprimorarem suas competências. Os membros da equipe elegem o represente a partir de habilidades para liderar.
GAMIFICAÇÃO CORPORATIVA
Existem várias formas de os gestores incentivarem seus colaboradores com a gamificação corporativa, que recompensa com o reconhecimento imediato, em que conteúdos específicos são desenhados com objetivos envolventes. As atividades gameficadas simulam situações do ambiente de trabalho e colocam metas para rodadas de desafios.

Os participantes assumem a responsabilidade para solucionar problemas funcionais.
A estratégia consiste em objetivos bem-definidos e reconhecer de imediato o sucesso, por meio de pontuações que refletem as boas decisões. O processo de avaliação utiliza um arcabouço de métricas associadas às rodadas e premia a com emblemas (heráldica).

Os pontos acumulados nos games demonstram a evolução alinhada aos objetivos funcionais. Da mesma forma, evidenciam o desempenho das equipes para estimular o aperfeiçoamento sob uma variação de integração com foco no desempenho setorial.
Como reconhecer os interesses individuais que coadunem com o empresarial?
Como a soma dos propósitos empresariais pode consolidar a equipe operacional?
AVALIAÇÃO DO CONJUNTO
O reconhecimento da progressão coloca em perspectiva o esforço individual e, a premiação eleva autoestima do pertencimento à empresa. Cada setor premia o sucesso das equipes e a somatória dos grupos valoriza o esforço sob a ótica da melhoria organizacional.
AS PALAVRAS
Muitos profissionais deixaram de acreditar em elogios, considerando ser uma manipulação.
A LIGUAGEM
A forma de entregar o discurso não se dá apenas pelas palavras, mas principalmente pela linguagem que inclui diferentes formas de comunicação não-verbal, considerando ainda que muitas pessoas ficam constrangidas ao receberem reconhecimento público e, o agrado em vez de satisfação tem potencial de causar desconforto diante dos colegas. Ou seja, um "jantar solene pode ser uma tortura". Talvez fosse melhor ganhar um livro com dedicatória.

O ELOGIO
A mensagem positiva adequada ao homenageado perde valor quando são explicações são acrescentadas, como ao descrever o que foi necessário fazer para chegar aonde se chegou. Isso não melhora nada, e piora tudo.
Qualquer exagero na apreciação reduzirá a compreensão.
OS DADOS
Pesquisas confirmam haver desmotivação.
8% dos funcionários acreditam no interesse dos seus superiores.
65% dos trabalhadores afirmam não terem sido reconhecidos.
80% das grandes corporações possuem programas de reconhecimento.
31% dos reconhecidos se sentem realmente valorizados pela qualidade do trabalho
51% dos supervisores acreditam estar reconhecendo o trabalho bem-feito.
17% dos subalternos concordam com o reconhecimento dos supervisores.
70% dos funcionários estão desmotivados ou pouco engajados.
21% dos trabalhadores desmotivados procuram trabalho em outro lugar.
50% da força de trabalho apenas suporta o trabalho que realizam.
OS PRINCÍPIOS
Garantir que o objetivo seja específico
Perceber que pontuações são melhores do que palavras
Valorizar os tipos de linguagem não-verbais
Premiar o sucesso individual
Ser genuíno ao desenvolver metas setoriais
OS BENEFÍCIOS
A prática da premiação por meio da gamificação ajuda a manter uma perspectiva positiva.
A premiação estimula o sistema de recompensa do cérebro, liberando neurotransmissores como a dopamina, que ativa áreas ligadas à tomada de decisões para levar ao sucesso.
No sentido oposto, as palavras de elogios por parte das lideranças é uma das causas da desmotivação e desengajamento, que tem tudo a ver com o aumento da rotatividade.

A empresa que pratica a cultura de valorização dos colaboradores, atrai bons profissionais e aumenta a capacidade de reter seus talentos em longo prazo. As empresas que praticam o reconhecimento e demonstram que se importam com seus trabalhadores ganham boa reputação no mercado e atraem não apenas bons funcionários, mas também clientes.
A gamificação com participantes individuais e em equipes, constrói um ambiente de trabalho colaborativo, fortalece os vínculos afetivos e aumenta a produtividade.




Comentários