top of page

LIDERANÇA, GESTÃO e TRANSFORMAÇÕES

No cerne das organizações que se adaptam às rápidas transformações socioeconômicas há sempre uma equipe unida, sob o comando de uma liderança eficaz e comprometida.

Uma liderança forte pode ter um impacto positivo em um amplo espectro de setores.


LIDERANÇA E GESTÃO

Independentemente do objetivo da organização os membros se unem quando há no comando um líder competente. É importante perceber como os funcionários se consolidam com os líderes na medida em que a empresa se desenvolve quando os funcionários adquirem confiança nas orientações dos que empregam múltiplas táticas de gestão.


Dentre as estratégias adotadas pelos líderes de sucesso estão os princípios da inovadora Gestão de Emergências que, na execução de tarefas, promove o suporte na medida exata.


Os líderes que empregam as estratégias da gestão de emergências privilegiam a transparência e honestidade nas suas ações e ao comunicar com os seus colaboradores.


Esse tipo de liderança sobressai por fazer análises considerando os objetivos sob diferentes perspectivas e, por planejar as soluções antes que problemas de quaisquer natureza e magnitudes ocorram.

Os líderes bem-sucedidos motivam seus funcionários a trabalharem em grupo.


Os líderes se despontam ao inspirar seus liderados a atuarem sempre como uma equipe consolidada, colocando o sucesso como resultado da atuação deles.


DESENVOLVER UM PLANO DE GESTÃO FAZ TODA A DIFERENÇA

Os gestores de emergências se destacam sobre os demais gestores pela habilidade e eficácia incontestável em desenvolver planos estratégicos para os mais diferentes tipos de operações. A gestão é uma habilidade que precisa estar intrínseca aos líderes empresariais.

Nas empresas, os líderes nem sempre ocupam cargos de gestão.


A função de gestor contempla diversas competências que precisam ser entrelaçadas para a resolução problemas imbricados. Neste sentido, há que se concordar estar na complexidade o fundamento do sucesso empresarial. As análises pontuais de ameaças e a presteza na tomada de decisões são fatores essenciais para chegar a efetivas resoluções de forma proativa. Os profissionais podem exercer a liderança sem precisar ser supervisor.


A FORMAÇÃO DE LÍDERES

As habilidades e o conhecimento contribuem para o sucesso de uma empresa, mas um líder eficaz pode determinar se a empresa funciona bem e atinge seus objetivos. Em geral, os líderes eficazes exibem estilos colaborativos que ajudam os trabalhadores a desenvolverem o pensamento crítico para a tomada de decisão.


Esses colaboradores passam a ter confiança em expressar suas ideias durante o processo de estabelecer metas administrativas. Os líderes com excelência, preparam os liderados para assumirem tarefas sozinhos e contribuir com o grupo.


Uma vez que alcancem esses padrões profissionais, as perspectivas de carreira os incentivam a buscar por mais conhecimento para terem sempre sucesso nas suas proposições e nos anseios de progresso naquele local de trabalho.

 

A liderança eficaz na formação de equipes inclui setores como:

  • Tecnologia

  • Turismo / Hospitalidade

  • Engenharia

  • Medicina

  • Educação

  • Organizações sem fins lucrativos

  • Administração pública


Os líderes podem e devem inspirar uma força de trabalho a atingir uma ampla gama de objetivos, desde metas de crescimento até enfrentar desafios das sociedades complexas.

Líderes de valor focam nos seus próprios objetivos e nos objetivos de seus funcionários.


A competência em gestão de emergências contribui para minimizar os danos e perdas, mas isso não acontece sem que a organização conte com líderes competentes, pois o que se vê, nas análises das causas de perdas e danos é a ineficácia de administradores que, por decisões sem antecipar o plano estratégico tomam decisões que agravam a condição.


OS DIFERENTES TIPOS DE PLANO

Um dos aspectos mais importantes é ter um Plano de Ação em Emergências (PAE) consistente com os desafios. O PAE é o dispositivo empresarial a ser desenvolvido com visão abrangente e antecipada, a ser testado sob diferentes perspectivas.


Fica evidente que não há como responder a diferentes ameaças de uma só forma. Por isso, a preparação e o treino devem privilegiar “recursos multifuncionais”, para atuar em múltiplas frentes e tipos de impactos.


Os planos de Continuidade de Negócios e de Recuperação de Desastres se somam ao PAE.


O conjunto de planos ajuda os gestores a prepararem suas organizações para os piores cenários e, com isso, proporcionam a si e aos colaboradores a paz de espírito merecida; aquela sensação de estabilidade e salvaguardas essenciais contra grandes perdas e perturbações.

Um dos problemas mais comuns nas emergências é a falha no plano de comunicação.


A QUALIFICAÇÃO DOS COLABORADORES

Para melhorar o capital humano que se apresenta com diferentes níveis educacionais, os programas de ensino JGE incorporam a linguagem comum para atender aos iniciantes, como também, para dar continuidade aos processos, mantendo todos em desenvolvimento continuado para lidar com qualquer tipo e natureza de mudanças no cenário empresarial: tanto aqueles que ocorrem primeira vez como os recorrentes.


CARREIRAS NA GESTÃO DE EMERGÊNCIAS

A gestão de emergências é uma disciplina multifuncional que complementa a qualificação dos profissionais engajados nas mais diferentes carreiras dentro das organizações. Os programas de ensino corporativo possibilitam que os egressos alinhem os conhecimentos adquiridos a cada tipo de oportunidade ou ameaça.


O programa de carreiras também enfatiza as dimensões financeiras, éticas, políticas e práticas na resposta a eventos socialmente perturbadores.


PROGRAMA DE CARREIRAS


DIRETOR DE GESTÃO DE EMERGÊNCIAS

Os diretores com formação em Gestão de Emergências desenvolvem os planos de resposta a emergências e desastres. As habilidades analíticas de resolução de problemas, de delegação e de comunicação em emergências são essenciais para os profissionais que ocupam esta posição.


COORDENADOR DE TREINAMENTO

Os coordenadores dos programas de treinamento com formação em Gestão de Emergência antecipam as ações de preparação dos trabalhadores para reagirem em sintonia diante de eventos que possam demandar a proteção em abrigos, incluindo centros de triagem e outros serviços de suporte e apoio na etapa de resposta a emergências e desastre. Os coordenadores de treinamento devem ter como objetivo ensinar os trabalhadores a manterem a calma e seguir as provisões e dispositivos do PAE, mesmo quando submetidos a extrema pressão.


COORDENADOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Os coordenadores de informação precisam dominar uma vasta gama de fontes de dados, como os geográficos e financeiros, antecipando as provisões de recursos para diferentes ameaças A competências técnica para analisar dados é a base para o desempenho de sucesso na função.


GESTOR DE EMERGÊNCIAS

Poucas, ou mesmo nenhuma empresa (até hoje) conta em seu quadro administrativo com a efetiva responsabilidade de planejamento integrado e operacional do gestor de emergências.


Neste século, esta função foi criada para preenche a lacuna que existe nos setores de Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. Em geral, as lideranças empresariais ainda relutam em conhecer com mais profundidade os benefícios desta função. Em síntese os gestores de emergências são responsáveis ​​​​por garantir que funcionários, clientes e população adjacente ao estejam contemplados no Plano de Ações em Emergências de forma enfática e detalhada.

Devido a prevalência da função, gestores de emergências reportam diretamente ao CEO.


CHEFIA E LIDERANÇA

Para inspirar os colaboradores a cumprirem os objetivos organizacionais, os líderes devem apresentar qualidades fundamentais, tanto no âmbito individual como no sentido de formar equipes coesas e eficazes. Para fazer a diferença, os líderes precisam saber chefiar e para isso, precisam ganhar a confiança e o respeito de todos os funcionários, independentemente da posição hierárquica que ocupem no local de trabalho.


A liderança é uma condição que não pode ser imposta, mas conquistada, por isso os líderes precisam ter a habilidade de acompanhar as tendências socioculturais, não apenas no local de trabalho, mas também no contexto da comunidade em que a empresa estiver inserida.  


O profissional interessado na posição de chefia precisa em primeiro lugar ter o dom nato da liderança e seguida alcançar os níveis educacionais para receber um diploma ou certificado.


O QUE ACONTECE SEM LIDERANÇA?

Uma das qualidades mais importantes do líder é a visão antecipada dos desafios.


A falha em desenvolver líderes (não tiranos) na organização pode resultar em conflitos e disputas internas com potencial de corroer o bom ambiente laboral.


A habilidade da visão antecipada e abrangente são fatores essenciais para o gestor desenvolver um plano estratégico para orientar um programa de gestão de emergências.


Sem um plano em longo prazo, um líder pode investir de forma equivocada na infraestrutura ou correr o risco de não conseguir se preparar para adequar a mudanças de costumes que interfiram no segmento produtivo da empresa.


A falha na liderança da gestão pode resultar em desgastes internos e externos, levando a perdas de bons trabalhadores, de clientes e causar danos na imagem da organização. Isso corrói a confiança dos acionistas e outras partes interessadas do negócio.

Compete aos líderes fomentar a qualidades administrativa e promover o engajamento das equipes operacionais com as políticas da administração superior.


Falhar em liderar é falhar no propósito da gestão.


COMO SER UM LÍDER NO TRABALHO

Independentemente dos setores, seja da saúde, da tecnologia, dos serviços públicos, das organizações não-governamentais, da educação, do turismo, da hospitalidade ou outro segmento, há indiscutível necessidade de contar sempre com líderes justos e eficazes.

Os empreendedores precisam pelo menos ter um líder dentre os seus colaboradores. A função dos líderes é incentivar os trabalhadores a aderirem às estratégias da gestão em todos os sentidos. A liderança pode conduzir os profissionais a diferentes objetivos, dependendo do setor social no qual a organização esteja inserida.


Independentemente do setor onde atue, os líderes devem ter cinco atributos essenciais:


1.    Comunicação efetiva

Os líderes precisam se comunicar de diversas maneiras com seus funcionários. A habilidade de comunicar inclui escrever, ler, falar e ouvir. Também os líderes devem se esforçar para fazer uso correto da linguagem. Em determinadas circunstâncias a comunicação não-verbal, com expressões corporais, é tão, ou até mais importante do que a verbal e escrita.

"A comunicação efetiva inclui ouvir os funcionários."


A comunicação tem sido definida como a “transmissão de uma ideia de uma mente para outra, com compreensão”. O padrão profissional demanda que o líder ouça atentamente, considerando que o timbre da voz expressa sentimentos. O líder pode facilitar as comunicações formulando perguntas objetivas, mas sem assumir uma resposta por presunção.


Nas comunicações os líderes não devem empregar gírias, maneirismo ou cortar palavras. Esses elementos da comunicação estabelecem o padrão de conduta de um líder.

Essas exigências são essenciais para que os gestores possam obter os benefícios da integração dos funcionários em equipe, onde a eficiência nas comunicações é a pedra angular do relacionamento.


Qualquer falha nas comunicações tem potencial de disseminar uma série de desafios culturais com níveis de complexidades difíceis de destramar.

A formulação de perguntas deve estar relacionada com o propósito de resoluções.


2.    Paixão e crença

Se os líderes demonstram paixão pelo seu trabalho, os funcionários provavelmente o imitarão. A crença no objetivo de um projeto é outro fator fundamental para a liderança. Os funcionários que acreditam no que fazem são mais felizes e trabalham melhor do que os incrédulos críticos.


Os líderes envolvidos com setores como Educação ou Saúde, por exemplo, são apaixonados pelas organizações, bem como pelos seus clientes e pelas comunidades as quais estão servindo.


Muitos profissionais com o dom de liderar seguem carreiras com foco social para contribuir com seus talentos. Sob premissa da paixão e crença em seus objetivos, esses líderes costumam compartilhar suas experiências para incentivar outros líderes.


3.    Determinação

Os líderes além das habilidades para solucionar problemas precisam estar determinados a tomar decisões que podem variar entre muito complexas e aparentemente simples. Por exemplo, um líder no setor médico-hospitalar pode ter que tomar decisões rápidas em questões de vida ou morte. Ao solucionar de forma decisiva, com lógica, a credibilidade dos colegas e subordinados aumenta exponencialmente e assim, os demais funcionários passam a respeitar os que têm a capacidade de resolver situações de forma rápida e eficaz.

Ao se conectar com os funcionários individualmente ocorre a percepção se o líder é ético.


4.    Conexão com funcionários

Ao se conectar com os funcionários individualmente ocorre a percepção se o líder é ficas em seu trabalho. Os funcionários não são como engrenagens sem rosto. Eles desempenho melhor suas atribuições quando têm uma conexão direta e incondicional com colegas e empregadores. A construção de relacionamento e a confiança pode inspirar e motivar os funcionários a trabalharem em direção a metas específicas e, em última análise, alcançá-las.


5.    Formação de equipes

Uma extensão da construção de relacionamento é a formação de equipes. Os líderes podem investir em suas equipes realizando treinos e organizando eventos com foco na percepção dos benefícios de atuar sintonizado com seus colegas. Por exemplo, após um treino exaustivo é gratificante participar de uma refeição com todos sentados à mesa, ou reunidos em churrasco de fim de semana.


Ao reconhecer o conjunto de habilidades e competência da equipe, os líderes podem incentivar os vínculos que, de forma coesa, otimizam os meios para atingir os objetivos.

Programas JGE  online, ajudam os líderes a adquirirem conhecimento em gestão com as competências para desenvolverem habilidades essenciais de planejamento estratégico.


O JGE promove cursos para gestão de emergências e liderança: Certificado RTI.


CONFIRA: www.jge.app.br.

Comments


bottom of page